Ao observar a natureza e relacionar o desenho ou Signatura de cada flor com os desequilíbrios psicológicos constados no ser humano, o médico inglês Dr. Edward Bach (1886 – 1936), buscando e experimentando os “orvalhos” das flores e extraindo em laboratório as essências derivadas destas, passou a utilizá-las com seus pacientes. Através da prescrição dos florais o Dr. Bach constatou a diminuição dos desequilíbrios emocionais, o despertar das virtudes, o restauro da serenidade e a promoção da saúde.
Nascendo assim a terapia dos Florais de Bach, que reconhece a sintonia, a interconexão entre o estados psíquicos, as emoções, o corpo, e o reino vegetal, as flores – como estrelas a iluminar o ser humano – abordagem natural, doce e extremamente eficaz.
Durante a sessão o terapeuta qualificado realiza o histórico de vida do paciente e verificando os equilíbrios corporais e psíquicos presentes no momento, indicando os Florais de Bach mais apropriados para harmonizar e afinar mente e corpo gerando bem-estar. O terapeuta sugere a posologia de uso das fórmulas de florais e o período necessário do tratamento.
Os Florais de Bach ao serem ingeridos diariamente são integrados facilmente à rotina de cada paciente, promovendo mudanças positivas, suavizando os afazeres ao longo do tempo. Não geram efeitos colaterais tornando essa ferramenta terapêutica uma opção segura para todas as idades.
Aluizio Rosa Monteiro tornou-se Terapeuta tradicional, buscando curar-se e conhecer a si mesmo, vivenciando e aprendendo diferentes técnicas terapêuticas tradicionais como: medicina chinesa e ayurvedica, florais de bach, espagiria, alimentação inteligente e fitoterapia; e práticas energéticas corporais como: chi kung, shiatsu, yoga, liang kung, tai chi chuan entre outras.
Escreveu, traduziu, editou e organizou livros para editoras e de forma independente, apresentando a Sabedoria da Vida nas grandes Tradições Espirituais. De Pitágoras à Platão, do Cristianismo ao Sufismo, da Alquimia ao Taoismo, do Zen Budismo ao Hinduísmo em suas diferentes manifestações como o Advaita Vedanta e o Shivaismo da Cachemira. Em todas abordando o núcleo quinta essencial da sabedoria não-dual, ou seja, a Sophia Perennis ou Unidade da Vida que Somos como Consciencia auto Luminosa.
Atualmente dedica-se aos atendimentos terapêuticos presenciais e virtuais. E a difusão do que aprendeu experiencialmente em 50 anos de buscador da Verdade, divulgando a Sabedoria Tradicional não-dual realizada na Alegria da Vida, como o Advaita entre outras, através do seu canal do youtube, Palavras do Silêncio.