O termo Chi Kung (Qi Gong) se traduz como “mover a energia vital”. Essa prática ancestral taoísta, também relacionada a Medicina Tradicional Chinesa baseia-se na experiencia de que o corpo humano é permeado por uma força vital chamada “Qi” ou “Chi”, que equilibrada mantem a saúde física e mental. O Chi Kung (Qi Gong) é baseado em uma série de exercícios corporais, posturas e movimentos coordenados otimizando o fluxo de Qi. Ações que desbloqueando canais de energia, também chamados de meridianos e vasos maravilhosos, equilibram as energias e influencias do céu (Chen) com as emanações e energias da terra (Jing) presentes no corpo humano e na natureza, gerando bem estar e alegria de Viver.
O Chi Kung (Qi Gong) é acessível a todas as idades e níveis de condicionamento físico, pois seus movimentos podem ser adaptados a diferentes cenários e experiências corporais individuais. Toda prática inicia-se com posturas simples e movimentos suaves, progredindo gradualmente para sequências mais complexas à medida que novas habilidades e percepções são desenvolvidas e a consciência corporal experimentada.
Durante as sessões também é dada uma ênfase na respiração e na atenção plena (viver no presente) com o objetivo de promover um estado de relaxamento profundo, reduzindo o estresse e fortalecendo a integração e o equilíbrio das energias do corpo com a mente.
Aluizio Rosa Monteiro tornou-se Terapeuta tradicional, buscando curar-se e conhecer a si mesmo, vivenciando e aprendendo diferentes técnicas terapêuticas tradicionais como: medicina chinesa e ayurvedica, florais de bach, espagiria, alimentação inteligente e fitoterapia; e práticas energéticas corporais como: chi kung, shiatsu, yoga, liang kung, tai chi chuan entre outras.
Escreveu, traduziu, editou e organizou livros para editoras e de forma independente, apresentando a Sabedoria da Vida nas grandes Tradições Espirituais. De Pitágoras à Platão, do Cristianismo ao Sufismo, da Alquimia ao Taoismo, do Zen Budismo ao Hinduísmo em suas diferentes manifestações como o Advaita Vedanta e o Shivaismo da Cachemira. Em todas abordando o núcleo quinta essencial da sabedoria não-dual, ou seja, a Sophia Perennis ou Unidade da Vida que Somos como Consciencia auto Luminosa.
Atualmente dedica-se aos atendimentos terapêuticos presenciais e virtuais. E a difusão do que aprendeu experiencialmente em 50 anos de buscador da Verdade, divulgando a Sabedoria Tradicional não-dual realizada na Alegria da Vida, como o Advaita entre outras, através do seu canal do youtube, Palavras do Silêncio.